Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

16/02/2018ㅤ Publicado às 09:38

Reunião de Presidentes de CAU/UFs em São Paulo. Imagem: CAU/SP

Presidentes de Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de 21 Estados e do Distrito Federal estiveram reunidos, em São Paulo, no dia 8 de fevereiro. O objetivo foi trocar experiências, relatar sobre a operacionalização e o fortalecimento das autarquias, bem como buscar soluções para desafios comuns que envolvem o exercício da profissão. O primeiro encontro de dirigentes deste ano começou com o debate sobre a normatização e a regulamentação do Fórum de Presidentes. Os participantes enfatizaram ainda a importância de autonomia das decisões do Fórum com relação ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Para tanto, um grupo de trabalho com presidentes de sete CAU/UFs foi criado para elaborar uma Minuta de Resolução que deverá ser encaminhada oportunamente ao CAU/BR. “É preciso definir princípios de integração como agenda para o desenvolvimento do Fórum. Além disso, estipular diretrizes que indiquem frequência, objetivos e responsabilidades com os custos decorrentes da participação dos Conselhos no Fórum – deslocamentos, hospedagem, entre outras despesas”, reforçou o Presidente do CAU/DF, Arq. e Urb. Daniel Mangabeira.

Outro assunto apresentado no encontro foi a realização do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos/UIA 2020, que acontecerá no Rio de Janeiro. A conselheira federal por São Paulo, Arq. e Urb. Nadia Somekh informou sobre o processo de organização e a importância do engajamento dos CAU/UFs no evento.

Presidente do CAU/DF, Arquiteto Daniel Mangabeira (no centro), participa de reunião na capital paulista. Imagem: CAU/SP

Nadia apresentou ainda os desafios enfrentados até então e as soluções. Uma delas foi a mudança de local de realização do Congresso. Durante a candidatura do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca havia sido o bairro escolhido para abrigar as atividades do evento. O local foi recentemente alterado para uma região mais central da capital fluminense, com maior mobilidade e circulação de pessoas pela cidade, com instalações no Aterro do Flamengo e em outros bairros cariocas.

O presidente do CAU/RJ, Arq. e Urb. Jeferson Roselo Mota Salazar, também destacou os eventos preparatórios ligados à UIA 2020, que acontecem a partir de junho de 2019. Serão discutidos temas como a importância das bacias hidrográficas fronteiriças para o Urbanismo brasileiro e para o desenvolvimento de programas que envolvem a economia e o turismo nacional.

Educação

A conselheira federal por Instituições de Ensino Superior (IES) e atual coordenadora da Comissão Permanente de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CEF-CAU/BR), Arq. e Urb. Andrea Lucia Vilella Arruda, fez um relato completo sobre as recentes atividades desenvolvidas pela Comissão. Apresentou, ainda, um histórico completo sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, dados e avaliações sobre os cursos e ensino.

Sobre as IES, por exemplo, a Arquiteta Andrea Lúcia apresentou as funcionalidades do IGEO – Sistema de Informação Geográfica do CAU. Dentre outras funções, ela destacou a possibilidade de traçar as áreas de atuação de recém-formados em uma localidade específica, além de monitorar dados importantes, como o número de IES presentes em uma determinada região.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

02/11/2024

CAU/DF presta a sua homenagem no Dia de Finados (2/11)

Destaque

25/10/2024

Atenção: não haverá atendimento presencial nesta sexta-feira (25/10). Consulte nossos canais de comunicação!

Destaque

25/10/2024

Nota de Pesar: Vladimir Carvalho

Destaque

25/10/2024

Resoluções em debate no II Encontro Temático das CEPs