Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

10/12/2020ㅤ Publicado às 18:34

Mais um dia de entrega do Selo CAU/DF ocorreu nesta quarta-feira (9/12). Desta vez, os homenageados se concentraram no pilotis da SQN 206, Bloco I para parabenizar condôminos, a síndica Patrícia Hefner Gimenes, os arquitetos autores da obra original – Marcílio Mendes Ferreira e Takudoo Takada – e o engenheiro responsável pela inspeção predial, Marcello Ávidos. “Compartilho este Selo com todos os moradores que nos ajudaram na conservação do prédio, na sua preservação com cuidado e zelo. Estamos muito orgulhosos”, afirmou Patrícia Gimenes.

O neto do arquiteto Marcílio Mendes Ferreira, o também arquiteto e urbanista Renan Mendes Monteiro, recebeu pela segunda vez o certificado em reconhecimento ao trabalho exemplar de seu avô. “Ele ficaria muito feliz com o recebimento desse Selo. Espero que a iniciativa se espalhe pelo Brasil para que a valorização da arquitetura moderna chegue à sociedade em geral”, agradeceu Renan Monteiro. Os familiares do também autor da obra original, arquiteto Takudoo Takada, não foram localizados para receberem a certificação.

Ao longo dos anos, o Bloco I não passou por reformas, apenas por manutenção predial – situação semelhante a quatro dos oitos edifícios premiados este ano. “Essa é a prova de que é possível ajustar as edificações às novas tecnologias sem desfigurar o seu projeto original. E nós temos outros exemplos disso espalhados pelo Plano Piloto”, afirmou o presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira.

A conselheira do CAU/DF, arq. urb. Gabriela Tenorio, leu a avaliação do prédio aos presentes na solenidade de entrega. “Sou moradora da quadra e gostaria de agradecer pelo exemplo dado. O Marcilio foi conterrâneo da minha mãe em Minas Gerais, sendo um prazer morar em um dos apartamentos projetados por ele. Agradeço também ao meu professor, arquiteto Danilo Barbosa, que nos deu de pressente a arte deste Selo”, emocionou-se Gabriela Tenorio.

Para finalizar a cerimônia, o coordenador da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF, arq. urb. Pedro Grilo, reforçou que fazer Arquitetura não é um trabalho individual e, por esse motivo, a homenagem foi estendida ao engenheiro responsável pela inspeção predial do Bloco I, Marcelo Ávidos. “Quando fazemos a inspeção, indicamos as correções necessárias e os laudos costumam ter mais de 100 páginas. Muitos síndicos e moradores os engavetam, mas aqui foi diferente. A síndica Patrícia disse que ia fazer, ia fiscalizar e acabei me tornando parceiro deste prédio na questão de manutenção”, resumiu Marcelo Ávidos.

O presidente do CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira, corrobora com a parceria entre arquitetos e engenheiros e com uma maior aproximação com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF). “Essa parceria é essencial para todos nós. A ideia do Selo é fazer com que esse prêmio abarque todos os profissionais envolvidos – arquitetos, engenheiros e outros – porque não trabalhamos sozinhos em uma obra e/ou projeto”, encerrou Daniel Mangabeira.

GALERIA DE FOTOS – Imagens: Flávio Oliveira

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

15/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

Destaque

13/12/2024

Nota Pública Conjunta do CAU/DF e CRESS/DF

Destaque

02/12/2024

1º Congresso Brasiliense de Arquitetura e Urbanismo e 12º Encontro CAU/DF

Destaque

30/11/2024

Parabéns, Cruzeiro, por seus 65 anos!