Panteão será reinaugurado no próximo dia 4 de setembro
28 de agosto de 2012 |
|

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Secretaria de Estado de Cultura reinauguram, no próximo dia 4 de setembro, à s 17h, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em solenidade para convidados. O Panteão, localizado na Praça dos Três Poderes, em BrasÃlia (DF), foi inaugurado oficialmente no dia 7 de setembro de 1986, e representa um memorial erguido para homenagear aqueles que se destacaram em prol da Pátria Brasileira. O autor do projeto arquitetônico é Oscar Niemeyer que optou por uma linha modernista, que simbolizasse uma pomba. No interior, são três pavimentos, com cerca de 2.100m2 de área construÃda.
O projeto do Panteão foi concebido durante a comoção nacional com a morte prematura de Tancredo Neves, logo após ter sido eleito democraticamente – ainda que indiretamente – como presidente da República, após duas décadas de regime militar. Em 2007, o Pantão foi tombado pelo Instituto de (IPHAN), incluindo o Mural da Liberdade de Athos Bulcão, o vitral de Marianne Peretti e o Painel da Inconfidência mineira de João Câmara Filho.
Curiosidades
- Sua pedra fundamental foi lançada pelo presidente da França, François Mitterrand, em 15 de outubro de 1985.
- Os nomes dos homenageados constam no “Livro de Aço”, também chamado “Livro dos Heróis da Pátria”, o qual lhes confere o status de “herói nacional”.