Tecnologia: CAU/DF participa de apresentação do Siscap Web, nova plataforma de aprovação de projetos da Segeth
15 de março de 2018 |
|
A Vice-presidente do CAU/DF, Arq. Urb. Helena Zanella, e o Conselheiro Federal Suplente, Arq. Urb. Luis Fernando Zeferino, participaram da apresentação do Siscap Web – nova plataforma de aprovação de projetos lançada pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal (Segeth), no último dia 6. O secretário de Gestão do Território e Habitação do DF, Thiago de Andrade, foi recebido por mais de 80 pessoas, na sede do Sinduscon-DF, formada por arquitetos e urbanistas, donos de escritórios e empresários da construção civil. “Antes tarde do que nunca”, brincou o secretário. “Só não lançamos a ferramenta antes, pois tínhamos prioridades mais urgentes, como a Lei do PGV, Lei da Permeabilidade, Lei da Compensação Urbanística, entre tantas outras legislações relacionadas ao uso e ocupação do solo”, enumerou Thiago de Andrade.
.jpg)
Kécio Barbosa garantiu que todas as notificações serão enviadas, por e-mail, aos profissionais
O secretário esteve acompanhado de sua equipe, que realizou uma apresentação detalhada da nova plataforma. Com o Siscap Web, não haverá mais necessidade de deslocamento até a Central de Aprovação de Projetos (CAP) para o envio de um projeto. Tudo acontecerá por meio eletrônico. As notificações também serão enviadas por e-mail. “Este era um sonho antigo. Não se pode mais admitir que o trabalho ainda fique restrito ao papel. Com o Siscap Web, teremos mais celeridade e menos custos. Além disso, a CAP conseguirá fazer a capilaridade com os órgãos que precisa interagir”, explicou Adryani Lobo, subsecretária da Central de Aprovação de Projetos, órgão da Segeth.
.jpg)
Arquitetos puderam esclarecer dúvidas sobre a plataforma e novas rotinas de trabalho
Thiago de Andrade contou que a plataforma foi desenvolvida pela própria secretaria. “O Siscap Web, além de trazer velocidade, desburocratização e economia, carrega uma outra bandeira muito importante, a transparência”, defendeu. Segundo ele, por meio da plataforma, será possível reorganizar a prática profissional e permitir monitoramento de todo o processo. “Prazos e gargalos serão melhor acompanhados”, disse o secretário.

Mais de 80 pessoas compareceram ao evento na manhã desta terça-feira, 6
A expectativa para a aprovação final do COE-DF é grande. O setor acredita que, em 45 dias, a nova lei esteja publicada. “Sabemos que ainda existirão muitas questões de interpretação, relacionadas a normativos complexos. A CAP continuará de portas abertas para o diálogo”, finalizou Thiago de Andrade, enaltecendo o trabalho do Sinduscon-DF e a Ademi-DF, “que têm sido muito proativos nas contribuições”. Os participantes puderam fazer perguntas específicas sobre a plataforma e esclarecer os novos procedimentos.
Fonte e imagens: Sinduscon-DF